O presente trabalho tem como intuito traçar um breve panorama acerca do desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Trata-se de um relato de experiência que remonta a participação de um dos campi do IFSP ao longo das três edições do Programa Residência Pedagógica, cujos editais foram lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), enquanto parte da Política Nacional de Formação de Professores. A partir do ano de 2024 o PRP não foi mais contemplado em um novo edital, deixando assim um legado de três editais que impactaram de maneira inequívoca a formação de professores no Brasil. Desta forma, traça-se aqui um breve relato acerca do Programa Residência Pedagógica em três atos, configurados, respectivamente, pelos Editais CAPES 06/2018, 01/2020 e 24/2022. O desenvolvimento de atividades formativas relacionadas aos três atos do PRP no IFSP permite-nos afirmar que o Programa apresentou dinâmicas que favoreceram a relação entre Instituição de Ensino Superior e Escola Básica no que diz respeito à formação inicial e continuada de professores bem como estreitou as possibilidades de imersão do futuro professores em seu espaço de atuação profissional.