A pesquisa-formação aqui proposta objetiva investigar os modos pelos quais as experiências estético-artísticas podem se constituir como dispositivos potentes de ampliação das sensibilidades, compondo um ethos de cuidado no campo da formação docente. É também foco deste projeto elaborar, em conjunto com docentes-pesquisadoras/es da Educação Básica do Rio de Janeiro, proposições formativas sustentadas nos princípios do cuidado e da educação estética/ do sensível. Sendo assim, o campo da Educação estética/ do sensível, dos estudos decoloniais e a filosofia da proximidade fundamentam esta pesquisa, que dialoga também como autoras/es que abordam a dimensão da corporalidade, tais como Danilo Patzdorf e Le Breton. Além destes, se relaciona com as ideias democráticas, libertadoras e ineditamente viáveis de Paulo Freire; com a construção de um pensamento crítico, pautado em relações amorosas e ações transgressoras, de bell hooks e uma educação que descolonize e encante, assim como nos aponta Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas. Portanto, intencionamos (re)construir orientações para a formação de professoras/es, buscando epistemologias que incluam a dimensão estética na docência e contribuam na constituição de práticas docentes respeitosas, esperançosas, afetivas e potencializadoras da vitalidade humana de todas/os as/os envolvidas/os – adultas/os e crianças –, visto o aumento na quantidade de docentes adoecidas/dos e/ou diagnosticadas/dos com algum tipo de mal-estar atrelado à docência. Apostamos que formações potencializadoras de vida e mobilizadoras de encantamentos, a partir de um olhar cuidadoso para si, podem reencantar a docência e germinar saúde as/aos docentes.