FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO DAS REVERBERAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116152 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 414 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO DAS REVERBERAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva analisar as reverberações do processo formativo dos egressos dos cursos de licenciatura em Letras e Química do IFRS - Campus Feliz (2018-2023), na construção de práticas educativas inovadoras. Este estudo, de caráter qualitativo, fará uso da triangulação de dados oriundos de: um questionário, entrevistas individuais e semiestruturadas e dados gerados no Grupo Focal (ambos realizados com egressos(as) dos cursos). Os dados levantados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, fundamentada na tríade dos estudos teóricos sobre a formação de professores, os estudos curriculares e, de forma articulada a eles, os aportes teóricos sobre a inovação. O referencial teórico utilizado nas reflexões sobre a formação de professores quanto às suas políticas curriculares e à contextualização do tema na contemporaneidade, sob a lógica do neoliberalismo e as reformas educacionais, terá como base os autores Charlot (2013;2020), Nóvoa (2017;2021), Freire (1989;1996), Dardot e Laval (2016), Pacheco (2014) e Sacristán (2013). Ainda, será abordada a inovação educativa em diálogo teórico com Cunha (1998, 2006), Carbonell (2002, 2017) e Sancho-Gil (2018). A pesquisa contribuirá com reflexões e conhecimentos sobre a formação de professores e a inovação educativa, além de acompanhar o desenvolvimento profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Letras e Química do IFRS - Campus Feliz. Sendo assim, o estudo visa destacar tanto as potencialidades da educação pública quanto às concepções e práticas curriculares." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID414_TB313_15102024155703.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA VERIDIANA ANTICH" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreiav.antich@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116152 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 414 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO DAS REVERBERAÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva analisar as reverberações do processo formativo dos egressos dos cursos de licenciatura em Letras e Química do IFRS - Campus Feliz (2018-2023), na construção de práticas educativas inovadoras. Este estudo, de caráter qualitativo, fará uso da triangulação de dados oriundos de: um questionário, entrevistas individuais e semiestruturadas e dados gerados no Grupo Focal (ambos realizados com egressos(as) dos cursos). Os dados levantados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, fundamentada na tríade dos estudos teóricos sobre a formação de professores, os estudos curriculares e, de forma articulada a eles, os aportes teóricos sobre a inovação. O referencial teórico utilizado nas reflexões sobre a formação de professores quanto às suas políticas curriculares e à contextualização do tema na contemporaneidade, sob a lógica do neoliberalismo e as reformas educacionais, terá como base os autores Charlot (2013;2020), Nóvoa (2017;2021), Freire (1989;1996), Dardot e Laval (2016), Pacheco (2014) e Sacristán (2013). Ainda, será abordada a inovação educativa em diálogo teórico com Cunha (1998, 2006), Carbonell (2002, 2017) e Sancho-Gil (2018). A pesquisa contribuirá com reflexões e conhecimentos sobre a formação de professores e a inovação educativa, além de acompanhar o desenvolvimento profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Letras e Química do IFRS - Campus Feliz. Sendo assim, o estudo visa destacar tanto as potencialidades da educação pública quanto às concepções e práticas curriculares." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID414_TB313_15102024155703.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA VERIDIANA ANTICH" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreiav.antich@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }