Este painel está inserido no eixo temático “Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)” e é composto por três artigos de abordagem qualitativa que tematizam a formação de professores, lançando mão de um conjunto diverso de referenciais teórico-metodológicos: o primeiro artigo intitula-se “Mapeando a educação ambiental crítico-humanizadora na formação inicial de professores de biologia” e objetivou analisar como a educação ambiental crítico-humanizadora se materializa na formação inicial de professores de biologia em Instituições de Educação Superior do Recife. O segundo artigo, “Por uma práxis interdisciplinar na formação do(a) pedagogo(a)”, apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possibilidades de vivência de uma práxis interdisciplinar no Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE-CMN), com base na categoria interdisciplinar reflexividade. E o terceiro artigo, intitulado “Socialização acadêmica na licenciatura em ciências biológicas: reflexões a partir da experiência de docentes” visou uma analisar a experiência da prática docente vinculada a um componente que introduz a socialização acadêmica na formação inicial de professores de ciências e biologia. Em comum, os trabalhos trazem reflexões necessárias à formação inicial de professores, embasadas nas experiências de formação e pesquisa vivenciadas em contextos práticos em que as(os) autoras(es) estão envolvidos(as),