Este painel tem como objetivo apresentar três pesquisas realizadas nos estados de Goiás e Mato Grosso envolvendo as temáticas de gestão, do trabalho docente e da formação de professores. Ambas autoras têm como elo o grupo de estudo NuFOPE (Grupo de Pesquisas, Formação de Professores e Práticas Educativas) e estão em programas de Pós-Graduação em Universidades Públicas nos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. A primeira pesquisa objetiva apresentar resultado de dois estudos realizados em municípios do Estado de Mato Grosso. A primeira teve como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) enquanto política de formação continuada de professores e sua materialização nos espaços escolares e no trabalho docente de alfabetizadoras. A outra concentrou em analisar a Reforma do Estado e a implantação da Nova Gestão Pública (NGP) e implicações no campo da educação. A segunda pesquisa tem como foco a “Formação continuada de professores para a Educação Infantil por meio de jogos no ensino aprendizagem da Matemática”. O objetivo geral é desenvolver um curso de formação que possibilite aos professores identificar e analisar como as crianças aprendem Matemática quando ensinadas por meio de jogos. A terceira e última pesquisa objetiva analisar aproximações e distanciamentos entre os PMEs proposto, aprovado e implantado no município de Jataí – GO, que apresenta 20 metas e 166 estratégias e o impacto na gestão educacional dos munícipes. As pesquisas descritas adotam uma abordagem qualitativa embasadas em autores da Pedagogia Histórico Critica.