Este trabalho tem por objetivo compartilhar, por meio de um relato de experiência, resultados e reflexões de uma prática formativa no ensino de literatura no âmbito das aulas de Língua Portuguesa de nível médio do Instituto Federal da Paraíba – Campus Itabaiana. A partir da compreensão de letramento literário, pautada na reflexão didática sobre o papel do ensino de literatura e, mais precisamente, da abordagem poética na sala de aula, buscamos construir uma prática formativa que mobilizasse os sujeitos e seus saberes para a leitura literária. Desse modo, compreendemos que o ensino de literatura dentro da educação formal, ou seja, na escola, dá-se como uma interlocução entre o texto, o aluno e o docente, mobilizados tanto por saberes da prática, como também das formas literárias. Nesse intuito, construímos um conjunto de aulas e intervenções literárias, amparadas por concepções de literatura e da didática referentes ao ensino-aprendizagem, que proporcionassem o diálogo e reflexão dos estudantes com e sobre aquilo que denominamos de “o pensar poético”. Tais concepções norteadoras tiveram como ponto de partida, principalmente, as colaborações teóricas de COSSON (2011), PINHEIRO (2020), PIMENTA (1999), CASTANHO (2006) e LONGAREZI & FRANCO (2013). Com isso, pretendemos fazer do nosso relato uma partilha sobre a importância do “pensar poético” na sala de aula, sobre a recepção e construção colaborativa dos estudantes em todas as etapas do processo, tendo a leitura literária como mobilizadora de habilidades e competências de linguagem.