Este painel aborda as dinâmicas psicossociais de processos educacionais a partir das práticas dos sujeitos protagonistas dos estudos. Defende-se que, da infância à velhice, os papéis desses sujeitos devam ser legitimados pela cultura escolar no tocante à participação e à formação cidadã nos atravessamentos dos processos de ensino e de aprendizagem. No primeiro trabalho, "A Cultura Escolar de Sala de Aula de Matemática, seu Ensino e sua Aprendizagem: Um Estudo Psicossocial", infere-se como a cultura escolar implica na formação do campo representacional da matemática com consequências na aprendizagem e na autoimagem das crianças como alunas de matemática. No segundo trabalho, "Vozes que Ecoam na/para Práxis: Composições Culturais da Memória Escolar das Matemáticas por Pessoas Idosas (PIs)", revela-se como memórias escolares de idosas estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) contribuem para a ressignificação das práticas de ensino da matemática. O terceiro trabalho, "Educação Infantil e a Prática da Cidadania", professoras de educação infantil justificam as práticas educativas como narrativas que reforçam o papel ativo da criança na aprendizagem, fortalecendo o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. Este painel oportuniza a discussão dos fenômenos investigados dada a plasticidade da Teoria de Representações Sociais e promove reflexões sobre inclusão, protagonismo e práticas educacionais transformadoras. É a capilaridade da RS como forma de saber, que permite contemplar tantas lógicas e racionalidades quantas necessárias à multiplicidade de situações socioculturais que caracterizam a experiência vivida no cotidiano escolar.