Os artigos discutem diferentes aspectos da formação e prática docente convergindo em temas fundamentais para a educação . O primeiro estudo aborda a formação de pós-graduandos para a docência universitária pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE - USP), destacando a predominância da Didática instrumental nos planos de ensino e a necessidade de uma abordagem ampla que integre saberes, modos de aprender e contextos socioculturais. Utilizando análise documental e de conteúdo, o artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente no ensino superior, considerando diferentes elementos. O segundo artigo analisa a formação continuada de professores a partir da Universidade e a relação dos professores alfabetizadores com a leitura e literatura, adotando a Análise de Discurso de Matriz Francesa para explorar como as memórias de sentidos dos professores influenciam suas práticas pedagógicas. Destaca-se a importância de ressignificar essas memórias a fim de promover uma interpretação mais significativa que proporcionem o pensar reflexivamente em relação ao mundo. Por fim, o terceiro artigo apresenta uma pesquisa sobre a Comunidade de Aprendizagem ELO, evidenciando a colaboração e a produção coletiva de conhecimento entre professores como essenciais para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas educativas. O estudo destaca a importância dos documentos como fonte de evidências e informações contextuais, sublinhando a dinâmica dialógica e cooperativa característica dos encontros do grupo. Em conjunto, os artigos enfatizam a necessidade de uma formação pedagógica reflexiva, multidimensional e colaborativa para os docentes, visando promover práticas educativas mais inclusivas, críticas e alinhadas com as demandas contemporâneas da educação