Vivemos em um período de desvalorização dos processos educacionais e consequentemente da escola. Nesse contexto, a formação de professores apresenta-se como um grande desafio frente à conjuntura política, econômica e social no Brasil. Práticas pedagógicas tradicionais na formação docente já não atendem as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, somos provocados a pensar nesses processos formativos num cenário de intensas mutações e transformações. A partir dessas questões, este painel faz um recorte entre tantas facetas deste complexo ambiente educacional, buscando analisar a questão da formação docente na ótica das possibilidades advindas da interlocução com práticas pedagógicas inovadoras. Os estudos utilizaram a metodologia da pesquisa-ação e enfatizam a importância da participação e do protagonismo dos estudantes. Ambos trabalhos destacam o papel da mediação pedagógica para o sucesso das propostas, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. As investigações demonstraram que a inovação na prática pedagógica é possível e pode trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem. Esta composição de contornos e delineamentos na formação docente intensiona oferecer aos participantes do evento uma oportunidade de interlocução sobre a produção de práticas pedagógicas contemporâneas na formação docente, construindo novas possibilidades a partir das interações com colegas de área.