Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DISCURSO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116108
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1323
    "titulo" => "DISCURSO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino é tema discutido em diversos setores, incluindo o educacional e o profissional. Este painel se estrutura a partir de três situações. No primeiro caso, analisa-se o discurso pedagógico em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado no ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de Covid-19, utilizando como referencial teórico a obra de Bernstein, a partir do conceito de códigos do autor. A análise do material didádico de uma disciplina, realizada por meio de metodologia mista de investigação, indicou prevalência do padrão de um código restrito, marcando diferenças do processo de ensino presencial. O outro estudo investiga o uso de tecnologias digitais durante o período pandêmico e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação de suas aulas. Discute as implicações do uso de softwares que não foram originalmente projetados para atividades escolares. Com base em aplicação de questionário a professores brasileiros verificou que, apesar do esforço para conhecer e dominar essa tecnologia, a sobrecarga de trabalho e o baixo conhecimento sobre segurança de dados, assim como, a ausência de regulamentação, resultaram na ausência de discussões e preocupação sobre o assunto. Adicionalmente, o terceiro estudo investiga o uso de jogos digitais por professores do ensino fundamental, com base no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade. A partir da aplicação de questionários em docentes do ensino fundamental, obteve resultados que indicam o incentivo dessa tecnologia pelos professores e pelo mercado de trabalho, apesar da limitação de como ocorre o ensino em sala de aula."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1323_TB246_03092024105156.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO JORGE DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.jorge@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116108
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1323
    "titulo" => "DISCURSO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino é tema discutido em diversos setores, incluindo o educacional e o profissional. Este painel se estrutura a partir de três situações. No primeiro caso, analisa-se o discurso pedagógico em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado no ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de Covid-19, utilizando como referencial teórico a obra de Bernstein, a partir do conceito de códigos do autor. A análise do material didádico de uma disciplina, realizada por meio de metodologia mista de investigação, indicou prevalência do padrão de um código restrito, marcando diferenças do processo de ensino presencial. O outro estudo investiga o uso de tecnologias digitais durante o período pandêmico e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação de suas aulas. Discute as implicações do uso de softwares que não foram originalmente projetados para atividades escolares. Com base em aplicação de questionário a professores brasileiros verificou que, apesar do esforço para conhecer e dominar essa tecnologia, a sobrecarga de trabalho e o baixo conhecimento sobre segurança de dados, assim como, a ausência de regulamentação, resultaram na ausência de discussões e preocupação sobre o assunto. Adicionalmente, o terceiro estudo investiga o uso de jogos digitais por professores do ensino fundamental, com base no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade. A partir da aplicação de questionários em docentes do ensino fundamental, obteve resultados que indicam o incentivo dessa tecnologia pelos professores e pelo mercado de trabalho, apesar da limitação de como ocorre o ensino em sala de aula."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1323_TB246_03092024105156.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO JORGE DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.jorge@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino é tema discutido em diversos setores, incluindo o educacional e o profissional. Este painel se estrutura a partir de três situações. No primeiro caso, analisa-se o discurso pedagógico em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado no ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de Covid-19, utilizando como referencial teórico a obra de Bernstein, a partir do conceito de códigos do autor. A análise do material didádico de uma disciplina, realizada por meio de metodologia mista de investigação, indicou prevalência do padrão de um código restrito, marcando diferenças do processo de ensino presencial. O outro estudo investiga o uso de tecnologias digitais durante o período pandêmico e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação de suas aulas. Discute as implicações do uso de softwares que não foram originalmente projetados para atividades escolares. Com base em aplicação de questionário a professores brasileiros verificou que, apesar do esforço para conhecer e dominar essa tecnologia, a sobrecarga de trabalho e o baixo conhecimento sobre segurança de dados, assim como, a ausência de regulamentação, resultaram na ausência de discussões e preocupação sobre o assunto. Adicionalmente, o terceiro estudo investiga o uso de jogos digitais por professores do ensino fundamental, com base no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade. A partir da aplicação de questionários em docentes do ensino fundamental, obteve resultados que indicam o incentivo dessa tecnologia pelos professores e pelo mercado de trabalho, apesar da limitação de como ocorre o ensino em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.