O uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino é tema discutido em diversos setores, incluindo o educacional e o profissional. Este painel se estrutura a partir de três situações. No primeiro caso, analisa-se o discurso pedagógico em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado no ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de Covid-19, utilizando como referencial teórico a obra de Bernstein, a partir do conceito de códigos do autor. A análise do material didádico de uma disciplina, realizada por meio de metodologia mista de investigação, indicou prevalência do padrão de um código restrito, marcando diferenças do processo de ensino presencial. O outro estudo investiga o uso de tecnologias digitais durante o período pandêmico e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação de suas aulas. Discute as implicações do uso de softwares que não foram originalmente projetados para atividades escolares. Com base em aplicação de questionário a professores brasileiros verificou que, apesar do esforço para conhecer e dominar essa tecnologia, a sobrecarga de trabalho e o baixo conhecimento sobre segurança de dados, assim como, a ausência de regulamentação, resultaram na ausência de discussões e preocupação sobre o assunto. Adicionalmente, o terceiro estudo investiga o uso de jogos digitais por professores do ensino fundamental, com base no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade. A partir da aplicação de questionários em docentes do ensino fundamental, obteve resultados que indicam o incentivo dessa tecnologia pelos professores e pelo mercado de trabalho, apesar da limitação de como ocorre o ensino em sala de aula.