O Painel “formação continuada de professores: contribuições para o debate” tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões decorrentes de estudos realizados em grupos de pesquisa em dois programas de Pós-graduação do Sul do Brasil e sua inserção na educação básica. Os três textos que compõe o painel abordam as seguintes problemáticas: 1) a percepção dos diretores e coordenadores sobre a formação continuada recebidas pelos professores do ensino médio das escolas-piloto do RS; 2) a formação continuada de professores na perspectiva da profissionalização e do profissionalismo; 3) as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado na formação do(a) pedagogo(a). Os estudos em tela caracterizam-se pela abordagem qualitativa, encorados na perspectiva descritivo analítica, produzidos a partir dos procedimentos de pesquisa bibliografia e documental e tendo como objeto empírico, na sequência dos três textos, os depoimentos de diretores e coordenadores, as experiências de um curso de extensão e os relatórios de Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia. Os estudos estão ancorados teoricamente em Goodson (2019), Masschelein e Simons (2018), Laval (2004), Charlot (2005), Pimenta (2012) e Nóvoa (2001; 2022), Libâneo (2015; 2017), Morin (2000; 2011), Fávero, Pagliarin e Trevisol (2020), Copatti e Moreira (2016), Prado (2012), Pimenta e Lima (2004), Placco e Souza (2018), Freitas (2018), Moraes (2003), dentre outros. Os resultados dos estudos demonstram que ainda persiste uma visão fragmentada e deficiente de formação; a permanente necessidade de tencionar e refletir sobre os referenciais teóricos e os processos de formação continuada; a pouca participação efetiva da comunidade escolar na tomada de decisões.