Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS MIGRANTES EM CONTEXTO ESCOLAR

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a situação de ingresso e permanência de crianças migrantes em contexto escolar no Brasil. Apesar de ser um direito básico instituído pela legislação brasileira, o processo de inclusão escolar dos pequenos migrantes têm apresentado desafios relacionados à formação de professores, políticas educacionais que garantam o processo de escolarização e a ausência de materiais adequados ao ensino do português como segunda língua. É nesse viés que esse trabalho se propõe a apresentar um recorte da discussão realizada em uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para embasar a discussão de que é preciso pensar em práticas que validem o pequeno migrante enquanto sujeito ativo em sua aprendizagem, apoiamo-nos numa revisão integrativa de literatura, que consiste em uma análise atenta e crítica acerca de produções previamente produzidas a respeito da temática, baseada em autores cuja perspectiva alinha-se a conceituação de alfabetização enquanto processo discursivo, à importância das narrativas literárias infantis e o poder da palavra, e do português como língua de acolhimento.

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