Na perspectiva de atuações educativas baseadas em evidências de impacto social, o objeto do painel é a implementação de duas Atuações Educativas de Êxito em escolas e salas de EJA no contexto brasileiro. As AEE são atuações que geram os maiores e melhores resultados, tanto na aprendizagem dos estudantes, como no convívio na escola. Elas dizem respeito a práticas de leitura, organização da sala de aula, participação dos estudantes nas escolas, formação de familiares, extensão do tempo de estudo, modelo de prevenção e resolução de conflitos, e formação continuada de professores, todas articuladas pelo conceito de Aprendizagem Dialógica. As pesquisas apresentadas no painel envolvem ação de acompanhamento dos resultados de duas ações educativas de êxito: as tertúlias dialógicas e a participação dos estudantes na gestão democrática. O primeiro artigo apresenta resultados da recente implementação das tertúlias dialógicas em uma escola de ensino fundamental que abriga a EJA em diferentes polos. O segundo artigo apresenta resultados de tertúlias dialógicas em sala de MOVA em uma cooperativa de material reciclável. O terceiro artigo apresenta resultados da participação dos estudantes em um núcleo integralmente destinado à EJA. Cada experiência ocorre em uma cidade diferente do Estado de São Paulo.