A pesquisa, internacional e interinstitucional, tem como objetivo produzir conhecimentos sobre as políticas de mudanças curriculares que são impulsionadas no campo da saúde envolvendo a prática profissional como eixo articulador dos cursos e componente essencial da construção do perfil do egresso. O projeto central apoia-se num grupo de investigadores que vêm construindo um processo histórico de parceria há trinta anos, envolvendo equipes da Argentina, Brasil e Uruguai, com reflexões sobre as temáticas que unem universidades latino-americanas. A pedagogia e a didática universitária se constituem em elementos articuladores amplos. Atuam em parceria universidades da Argentina (UBA, Bahia Blanca e Tres de Febrero), Brasil (UFPel, UFCSPA e UFMG) e Uruguai (UDELAR). Neste recorte, levamos em conta marcos produzidos pelas políticas públicas e seus impactos nas propostas curriculares que incidem sobre as práticas profissionais. Para tal foram eleitos cursos da área da saúde como objeto de estudo. A intenção tem sido produzir conhecimentos, desde uma mirada regional, sobre as políticas de mudança curricular que impactam o campo da saúde e a formação para a prática profissional e o perfil dos egressos. Constitui-se numa pesquisa de caráter qualitativo que assume a condição de casos múltiplos, respeitando as condições e as características de cada equipe em sua inserção institucional. Dentre os principais estudos que sustentam a proposta, bem como nossas análises estão: Gomes Campos e Tenti Fanfani (1982), Bourdieu (2000), Becher (1993), Lucarelli (2009). Os resultados parciais evidenciam fatores comuns às experiências dos três países e as singularidades próprias de cada contexto.