Considerando a diversidade de pessoas, culturas e tecnologia, os contextos emergentes na educação são caracterizados por uma variedade de elementos que impactam diretamente as práticas educacionais e requerem ações que atendam a essas demandas. A internacionalização, por exemplo, não apenas promove a diversidade cultural, mas também integra redes internacionais de pesquisa, ampliando os horizontes educacionais de professores e alunos. Essa força transformadora molda o cenário acadêmico e impacta significativamente a formação docente. Simultaneamente, os avanços da inteligência artificial na educação estão criando novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem, desenvolvendo ambientes inovadores e personalizados. Esses avanços permitem a integração de tecnologias como a realidade virtual, proporcionando aos alunos experiências de aprendizagem práticas e imersivas. Contudo, a adoção dessas tecnologias apresenta desafios significativos, exigindo que os professores compreendam e apliquem essas ferramentas de maneira eficaz e ética. Além disso, o mal-estar docente é uma preocupação crescente, resultado de pressões, falta de reconhecimento profissional, sobrecarga e condições inadequadas nos ambientes de trabalho. Esses fatores podem levar ao esgotamento e à diminuição da qualidade do ensino. Portanto, é essencial abordar os contextos emergentes com o objetivo de capacitar os educadores a enfrentar os desafios contemporâneos de forma eficaz, promovendo ao mesmo tempo o bem-estar docente.