Criados em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) apresentam-se como uma nova possibilidade de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Arraigados em princípios humanísticos, os IFs propõem-se a serem espaços acolhedores, inclusivos e de notória competência técnica, porém há muitos desafios na articulação desses propósitos. Assim, como servidores e pesquisadores em um mesmo IF, localizado no Sul do País, interessa-nos investigar temáticas que atravessam nosso cotidiano escolar. Para isso, neste painel, pretendemos: a) expor os resultados de uma proposição didático-pedagógica que envolveu a elaboração de um censo demográfico no ambiente acadêmico/escolar, aplicado aos estudantes de turmas do Ensino Médio Integrado. A atividade teve como objetivo identificar as características e interesses do público abordado; b) problematizar a formação de professores como importante instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da tarefa de formar sujeitos para além do mundo do trabalho, mesmo em uma escola técnica. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa com os docentes, a fim de conhecer tanto sua formação e experiência quanto sua visão acerca da proposta do IF em questão; c) discutir dados produzidos em projeto de pesquisa que se objetiva investigar, analisar e socializar práticas de acessibilidade. Para isso, entrevistas com professores viabilizaram o objetivo de pesquisar e analisar as práticas docentes de acessibilidade para a inclusão de estudantes com deficiência. A partir desses três estudos, problematizamos a Educação Profissional e Tecnológica, particularmente a desenvolvida nos IFs; e isso por acreditarmos nessa proposta e por entendermos a necessidade de discussões potentes e atualizadas na área.