Este painel reúne estudos e pesquisas que têm como objeto comum de reflexão e investigação o Complexo de Formação de Professores da UFRJ (CFP). Apesar de seu título provocativo, longe de pretendermos exaltar essa iniciativa, fazendo tábua rasa de todas as experiências formativas ou de políticas de formação docente, ele tem como propósito socializar essa política institucional em curso, a partir de diferentes perspectivas teóricas e ângulos de análise. No primeiro texto - O complexo de formação de professores/as e a produção e circulação de saberes: desafios na construção de um comum - o foco consiste na problematização dos saberes que são produzidos e circulam no contexto do CFP, tendo como campo empírico cenas formativas que ocorrem no âmbito dessa política. O segundo texto - A institucionalização do complexo de formação de professores na UFRJ: uma tentativa de casa comum da profissão docente- contextualiza a trajetória de construção do CFP destacando seus desafios e potencialidades para pensar a formação inicial e continuada. O terceiro e último texto - Currículo, conteúdo e saber docente: disputa de sentidos na e da docência dos cursos de licenciatura da UFRJ - analisa três cursos de licenciatura com o intuito de compreender as disputas pelos sentidos de significantes chaves para a compreensão de políticas de formação docente.