O presente painel – inserido no contexto do eixo temático: saberes da didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es) - visou discutir os múltiplos processos formativos caros à formação inicial docente em Educação Física. Para tanto, no ensino, o primeiro trabalho abordou a figura do professor formador, no intento de compreender os saberes e práticas que permeiam sua atuação. O segundo estudo focalizou a extensão no processo de formação docente, com direcionamento para os impactos da Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas no percurso formativo do licenciando. E, por último, a terceira pesquisa enveredou pela análise da produção científica de professores e orientandos em fase de Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como enfoque as subáreas que constituem o campo científico da Educação Física. Em conclusão, embora articulados em direção à formação do licenciando para atuação em contexto escolar, observou-se que as diferentes especificidades do tripé ensino, pesquisa e extensão possuem potencialidades e fatores limitantes. Além disso, enquanto ponto em comum, os estudos convergiram ao salientar a importância de uma formação inicial docente que mobilize suas diferentes faces em direção à atuação no âmbito da escola básica.