O objetivo deste estudo foi caracterizar e analisar a produção acadêmico-científica no campo de estudos dos jogos e brincadeiras indígenas na escola, mediante revisão sistemática da literatura entre os anos de 2008 e 2022. A partir da definição do conjunto de produções, recorremos a análise de conteúdo categorial temática (Gomes, 2009), especificados nas seguintes categorias, A) natureza e ano de publicação; B) objetivo(s); C) contexto dos estudos e participantes da pesquisa; e D) conclusões dos estudos. Percebemos que o trabalho para com as relações étnico-raciais é essencial nas escolas para gerar criticidade nos alunos e buscar refletir e lutar contra os preconceitos e discriminações com os povos indígenas existentes nos espaços escolares e fora dele. Sinalizamos que o ensino fundamental tem sido mais contemplado com a produção científica e, também, com a inserção da cultura indígena na escola dentre as demais etapas da Educação Básica. Consideramos que as aulas de educação física sobressaíram como central no foco dos estudos analisados, demonstrando que este componente curricular tem sido um propulsor de propostas didáticas para tematizar a cultura indígena nas escolas. Acreditamos ser essencial trazer as manifestações lúdicas a partir dos próprios povos indígenas o que sinaliza à comunidade científica a prioridade em focar os estudos nesta direção de modo a subsidiar processos pedagógicos para fomentar uma educação antirracista nas escolas.