Este painel organiza-se com base em reflexões sobre o curso de Pedagogia de um grupo de pesquisadoras de três universidades públicas do estado de São Paulo, a saber: Universidade 1, Universidade 2 e Universidade 3, além de professores e profissionais da Educação Básica vinculados a grupos de pesquisa destas universidades. Teve como objeto de investigação o papel da Didática nos cursos de Pedagogia das três universidades em questão. Conscientes de que o campo da Didática é um espaço atravessado por disputas epistemológicas, metodológicas, políticas e também acadêmicas, buscou-se, a partir de diferentes lentes, compreender o lugar da Didática nos cursos de Pedagogia visando a formação inicial de pedagogos a partir do que propõe o Projeto Pedagógico Curricular, a relação escola-universidade como princípio articulador do trabalho do campo da Didática e o processo de construção da prática docente como um mediador que potencializa a formação do pedagogo. As investigações desenvolveram-se a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação, conforme características metodológicas próprias: a pesquisa documental; a pesquisaformação com fundamento na abordagem narrativa (auto)biogra?fica, envolvendo estudantes e professores de escola pública; e a pesquisa de campo, tomando o estágio curricular obrigatório como elemento mediador e como práxis da formação inicial de pedagogos. Os resultados apontaram para a indissociabilidade das relações e diálogos entre escola e universidade na produção do conhecimento pedagógico e na formação inicial e continuada de professores, bem como na superação de desafios que requerem implementação de políticas de formação de professores comprometidas com a qualidade da Educação Básica.