Este painel é composto por três artigos que dialogam sobre diversidade e processos educativos que incluem e excluem focalizando marcadores de gênero e cor/raça/etnia. O primeiro artigo, tem como objetivo analisar como a evasão afeta os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com as melhores colocações no SiSU/2019, enfatizando os marcadores sociais gênero e cor/raça/etnia. O segundo artigo tem como tema o acesso e a permanência de estudantes ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo central é tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho escolar por meio dos índices de conclusão e evasão da primeira turma bem como as ações planejadas para a permanência dos/das estudantes, em sua maioria mulheres, negras, casadas com filhos. O terceiro texto apresenta um relato sobre a experiência de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UEMG. O projeto tem o objetivo de oferecer uma formação que forneça subsídios para os/as mediadores de leitura na escola, visando a efetivação do trabalho com a educação das relações étnico-raciais e a formação do/a leitor/a literário/a. Os referenciais teóricos são da área da sociologia da educação, educação a distância e da educação das relações étnico-raciais. As conclusões foram que há processos de inclusão com as políticas de ações afirmativas e que a exclusão se faz presente em forma de evasão e/ou distinções de cor/raça e/ou gênero.