DIVERSIDADE E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: GÊNERO & COR.
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116454 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 1429 "titulo" => "DIVERSIDADE E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: GÊNERO & COR." "resumo" => "Este painel é composto por três artigos que dialogam sobre diversidade e processos educativos que incluem e excluem focalizando marcadores de gênero e cor/raça/etnia. O primeiro artigo, tem como objetivo analisar como a evasão afeta os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com as melhores colocações no SiSU/2019, enfatizando os marcadores sociais gênero e cor/raça/etnia. O segundo artigo tem como tema o acesso e a permanência de estudantes ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo central é tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho escolar por meio dos índices de conclusão e evasão da primeira turma bem como as ações planejadas para a permanência dos/das estudantes, em sua maioria mulheres, negras, casadas com filhos. O terceiro texto apresenta um relato sobre a experiência de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UEMG. O projeto tem o objetivo de oferecer uma formação que forneça subsídios para os/as mediadores de leitura na escola, visando a efetivação do trabalho com a educação das relações étnico-raciais e a formação do/a leitor/a literário/a. Os referenciais teóricos são da área da sociologia da educação, educação a distância e da educação das relações étnico-raciais. As conclusões foram que há processos de inclusão com as políticas de ações afirmativas e que a exclusão se faz presente em forma de evasão e/ou distinções de cor/raça e/ou gênero." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1429_TB755_06102024204144.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE GRACE DE PAULA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "sgracepaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116454 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 1429 "titulo" => "DIVERSIDADE E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: GÊNERO & COR." "resumo" => "Este painel é composto por três artigos que dialogam sobre diversidade e processos educativos que incluem e excluem focalizando marcadores de gênero e cor/raça/etnia. O primeiro artigo, tem como objetivo analisar como a evasão afeta os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com as melhores colocações no SiSU/2019, enfatizando os marcadores sociais gênero e cor/raça/etnia. O segundo artigo tem como tema o acesso e a permanência de estudantes ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo central é tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho escolar por meio dos índices de conclusão e evasão da primeira turma bem como as ações planejadas para a permanência dos/das estudantes, em sua maioria mulheres, negras, casadas com filhos. O terceiro texto apresenta um relato sobre a experiência de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UEMG. O projeto tem o objetivo de oferecer uma formação que forneça subsídios para os/as mediadores de leitura na escola, visando a efetivação do trabalho com a educação das relações étnico-raciais e a formação do/a leitor/a literário/a. Os referenciais teóricos são da área da sociologia da educação, educação a distância e da educação das relações étnico-raciais. As conclusões foram que há processos de inclusão com as políticas de ações afirmativas e que a exclusão se faz presente em forma de evasão e/ou distinções de cor/raça e/ou gênero." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1429_TB755_06102024204144.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE GRACE DE PAULA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "sgracepaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }