Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DIVERSIDADE E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: GÊNERO & COR.

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116454
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 1429
    "titulo" => "DIVERSIDADE E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: GÊNERO & COR."
    "resumo" => "Este painel é composto por três artigos que dialogam sobre diversidade e processos educativos que incluem e excluem focalizando marcadores de gênero e cor/raça/etnia. O primeiro artigo, tem como objetivo analisar como a evasão afeta os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com as melhores colocações no SiSU/2019, enfatizando os marcadores sociais gênero e cor/raça/etnia. O segundo artigo tem como tema o acesso e a permanência de estudantes ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo central é tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho escolar por meio dos índices de conclusão e evasão da primeira turma bem como as ações planejadas para a permanência dos/das estudantes, em sua maioria mulheres, negras, casadas com filhos. O terceiro texto apresenta um relato sobre a experiência de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UEMG. O projeto tem o objetivo de oferecer uma formação que forneça subsídios para os/as mediadores de leitura na escola, visando a efetivação do trabalho com a educação das relações étnico-raciais e a formação do/a leitor/a literário/a. Os referenciais teóricos são da área da sociologia da educação, educação a distância e da educação das relações étnico-raciais. As conclusões foram que há processos de inclusão com as políticas de ações afirmativas e que a exclusão se faz presente em forma de evasão e/ou distinções de cor/raça e/ou gênero."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1429_TB755_06102024204144.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE GRACE DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "sgracepaula@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116454
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 1429
    "titulo" => "DIVERSIDADE E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: GÊNERO & COR."
    "resumo" => "Este painel é composto por três artigos que dialogam sobre diversidade e processos educativos que incluem e excluem focalizando marcadores de gênero e cor/raça/etnia. O primeiro artigo, tem como objetivo analisar como a evasão afeta os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com as melhores colocações no SiSU/2019, enfatizando os marcadores sociais gênero e cor/raça/etnia. O segundo artigo tem como tema o acesso e a permanência de estudantes ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo central é tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho escolar por meio dos índices de conclusão e evasão da primeira turma bem como as ações planejadas para a permanência dos/das estudantes, em sua maioria mulheres, negras, casadas com filhos. O terceiro texto apresenta um relato sobre a experiência de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UEMG. O projeto tem o objetivo de oferecer uma formação que forneça subsídios para os/as mediadores de leitura na escola, visando a efetivação do trabalho com a educação das relações étnico-raciais e a formação do/a leitor/a literário/a. Os referenciais teóricos são da área da sociologia da educação, educação a distância e da educação das relações étnico-raciais. As conclusões foram que há processos de inclusão com as políticas de ações afirmativas e que a exclusão se faz presente em forma de evasão e/ou distinções de cor/raça e/ou gênero."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1429_TB755_06102024204144.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE GRACE DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "sgracepaula@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este painel é composto por três artigos que dialogam sobre diversidade e processos educativos que incluem e excluem focalizando marcadores de gênero e cor/raça/etnia. O primeiro artigo, tem como objetivo analisar como a evasão afeta os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com as melhores colocações no SiSU/2019, enfatizando os marcadores sociais gênero e cor/raça/etnia. O segundo artigo tem como tema o acesso e a permanência de estudantes ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O objetivo central é tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho escolar por meio dos índices de conclusão e evasão da primeira turma bem como as ações planejadas para a permanência dos/das estudantes, em sua maioria mulheres, negras, casadas com filhos. O terceiro texto apresenta um relato sobre a experiência de um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UEMG. O projeto tem o objetivo de oferecer uma formação que forneça subsídios para os/as mediadores de leitura na escola, visando a efetivação do trabalho com a educação das relações étnico-raciais e a formação do/a leitor/a literário/a. Os referenciais teóricos são da área da sociologia da educação, educação a distância e da educação das relações étnico-raciais. As conclusões foram que há processos de inclusão com as políticas de ações afirmativas e que a exclusão se faz presente em forma de evasão e/ou distinções de cor/raça e/ou gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.