O presente trabalho se objetiva por refletir sobre a presença de professoras articuladoras na rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro - SME/RJ, através das discussões construídas a partir da Extensão Universitária organizada pelo Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Profissão e Formação Docente - GEPROD/UFRJ. Com título "Conversas com coordenadores pedagógicos", tal ação tem buscado construir espaços dialógicos com esses profissionais de educação das redes públicas de ensino, no que se refere à formação continuada. Nesse processo, sobressaiu-se a quantidade de professoras, que atuavam na coordenação do trabalho pedagógico, identificando-se como professoras articuladoras do segmento da Educação Infantil. Diante disso, foram evidenciadas inquietações quanto ao exercício do cargo de coordenador em meio a desqualificação desse na SME/ RJ, visto que, por um lado, não há indícios de qualquer ação para normatizar e legalizar tal atuação; por outro, tais profissionais não são impedidas de tomarem à frente em coordenar as demandas e os desafios impostos pela realidade em seus espaços de atuação. Os autores Franco (2008, 2016), Placco (2011, 2013), Orsolon (2006), Nascimento, Flores, Xavier (2019), dentre outros, foram imprescindi?veis para refletir sobre a construc?a?o da identidade e atuação desses profissionais. Essa pesquisa de cara?ter qualitativo tem buscado refletir sobre os conteúdos dos encontros na extensão (em especial, no que se refere às participações das professoras articuladoras e dos temas afins) e fazer ana?lise documental (institucionais e legislações).