Os trabalhos deste painel tratam dos percursos de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destacando práticas pedagógicas em contextos heterogêneos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). O artigo “Avaliação formativa da alfabetização: fundamentos, práticas pedagógicas e metodologias” tem como tema a avaliação da aprendizagem na alfabetização e apresenta uma prática pedagógica em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2023 a partir do instrumento avaliativo “Bloco de Evolução da Escrita”. A pesquisa demonstrou a relevância de acompanhar o processo de aprendizagem de maneira contínua para o planejamento de atividades de ensino e intervenções adaptadas às necessidades das crianças. O trabalho “O reconhecimento de um percurso de aprendizagem diferenciado: a perspectiva inclusiva no contexto do 5º ano do Ensino Fundamental” compartilha o estudo de caso de uma estudante com deficiência intelectual, evidenciando as reflexões, as dificuldades, os desafios e os avanços que foram sendo construídos durante esta prática. As autoras afirmam que é preciso oferecer um currículo acessível que esteja em consonância às especificidades de aprendizagem e com o percurso que o estudante vai construindo. O estudo intitulado “Aprender a ser professor: a escola como lugar de formação no contexto da formação inicial” reflete sobre a formação inicial de professores e as práticas de bolsas de monitoria na perspectiva inclusiva. A análise do currículo dos cursos de Licenciatura da UFRGS aponta lacunas em disciplinas voltadas para a educação especial, evidenciando o papel formativo do CAp/UFRGS.