Os processos de ensino abrem espaço para pesquisas em torno da didática e do fazer pedagógico. Em uma rede interlocuções, avançamos nas transformações de sentidos para as diferentes práticas. Assim, neste painel, apresentamos trabalhos de cunho bibliográfico e de campo, alicerçados na pedagogia crítica freiriana, que contemplam a constituição de saberes didáticos objetivando a melhoria do ensino. O primeiro reflete acerca dos desafios para a constituição dos saberes didáticos do professor de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de uma formação inicial que articule teoria e prática, focando nas especificidades da criança, considerando que é no fazer na profissão, nas trocas de experiências com outros professores de Educação Física e nas formações continuadas que ele desenvolve seus saberes. O segundo tematiza a escuta das crianças, compreendendo-a como um saber que necessita ser constituído como didático no âmbito da educação infantil. É possível afirmar que as reflexões coletivas, realizadas a partir das escutas e consequentemente, narrativas infantis, confrontadas com a teoria, podem favorecer a compreensão de que o professor é alguém que tem o direito de pensar sobre seu trabalho, como também construir saberes. O terceiro busca discutir a ressignificação dos saberes didáticos e o uso das tecnologias digitais, tendo em vista a dialogicidade. Os resultados indicam que a formação docente é um ponto-chave que abarca um trabalho de apreensão e apropriação crítica. Os estudos convidam-nos a pensar sobre as relações dialógicas, que, pautadas nas experiências, movimentam-se em direção a um processo de ensino e de aprendizagem mais dialético.