Diversos estudos mostram o impacto do ambiente no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das crianças pequenas. Assim, entende-se como relevante aprofundar o tema. Este painel apresenta resultados de três pesquisas empíricas de caráter qualitativo sobre Educação Infantil desenvolvidas no âmbito de um programa de pós-graduação profissional em Educação localizado em cidade do interior de São Paulo. As pesquisas se fundamentaram em ampla exploração bibliográfica e documental, tendo por base Ariès, Malaguzzi, Forneiro, Ostetto e orientações legais. O painel tem por objetivo geral ressaltar a relevância da organização dos espaços, ambientes e materiais voltados à ludicidade, principal forma de aprendizagem na primeira infância. O primeiro trabalho apresenta a relação entre concepções de infância e escolarização e panorama de pesquisas desenvolvidas sobre Educação Infantil no programa mencionado (2015-2024). Os outros dois trabalhos sintetizam pesquisas realizadas por professoras em escolas municipais públicas de dois municípios diferentes. O segundo analisa planejamento e organização de espaços e ambientes sob a óptica de docentes e gestores. O terceiro discute a relevância da formação docente continuada na organização dos espaços e ambientes. Principais conclusões: temas que envolvem Educação Infantil são múltiplos e há lacunas de conhecimento sobre eles; a organização de espaços e ambientes na Educação Infantil é um desafio nas escolas e maior atenção é necessária, visto seu papel no desenvolvimento e socialização infantil; a disponibilidade dos gestores e a formação docente são fundamentais no entendimento dessa questão. Por fim, destaca-se a relação que se estabelece entre universidade, escola e formação docente nesse tipo de pesquisa.