Este estudo relata um curso de extensão destinado a fomentar reflexões sobre a formação de valores éticos na escola por meio da transformação das interações interpessoais. O curso visa discutir a relevância do currículo para a convivência ética e oferecer técnicas de mediação de conflitos utilizando assembleias escolares como espaços de diálogo e resolução. Participam do curso gestores que atuam como diretores e/ou coordenadores pedagógicos de uma escola da Rede SESI/SP, com encontros presenciais quinzenais para explorar temas pertinentes e realizar simulações de assembleias. Segundo Piaget (1994), é responsabilidade do adulto inserir a criança no mundo das normas e orientar essa relação. Para que o indivíduo alcance autonomia moral e intelectual, as relações devem basear-se no respeito mútuo e na cooperação. Nesse sentido, o curso propõe que os adultos reflitam sobre seus próprios valores e suas relações interpessoais. Para isso, é essencial que compreendam, teoricamente e metodologicamente, a importância de construir um ambiente verdadeiramente democrático e justo. A utilização das assembleias escolares como ferramenta prática permite a aplicação dos conceitos discutidos, favorecendo a mediação de conflitos e o diálogo construtivo. Dessa forma, o curso contribui para a criação de uma cultura escolar mais ética e colaborativa, alinhada com os princípios de respeito e cooperação defendidos por Piaget, essenciais para o desenvolvimento moral e intelectual dos estudantes.