O fazer docente é constituído por inúmeras decisões ao longo da trajetória de formação profissional, que não se encerra na conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação. Durante o percurso profissional, o/a educador/a seleciona e participa de cursos e oficinas, que irão acrescentar estratégias e metodologias ou renovar suas práticas docentes. O painel aqui apresentado, ilustra três cenários de formação baseados em um contexto dialógico entre a Finlândia e o Brasil, seus benefícios e desafios no constante trilhar da otimização dos processos de ensino e aprendizagem. O primeiro artigo explora um programa de formação continuada, seu impacto sete anos depois e os rizomas formados por meio da comunidade profissional de aprendizagem. A seguir, ferramentas digitais e metodologias ativas da aprendizagem são exploradas em contexto de formação de futuros profissionais de Educação Física. Por fim, o artigo seguinte examina a curiosidade dos profissionais da educação em aplicar a educação baseada em jogos (EBJ) em ambientes de ensino internacionais. Os resultados apontam que em se tratando do panorama educacional as mudanças podem ocorrer, a despeito de dificuldades e desafios, participantes de oficinas de formação inicial e continuada são positivamente afetados pelas novas experiências o que, consequentemente, provoca mudança atitudinal no paradigma do fazer docente, refletindo diretamente em sua prática na sala de aula.