Este painel é composto por três artigos que tem como objetivo discutir as contribuições das didáticas críticas emergentes para o ensino-aprendizagem. O primeiro artigo aborda a Didática Multidimensional Crítico-Emancipatória (DMCE), seus fundamentos e princípios como potencializadora da práxis, a partir de uma pesquisa exploratória com estudantes de graduação. Tem como aporte teórico Freire (2019) e Pimenta (2023). A pesquisa evidenciou que a DMCE são importantes para a superação das práticas tradicionais de ensino, para a dinamização das condições necessárias para a aprendizagem de forma crítica e emancipatória. O segundo artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições da Didática Complexa e Transdisciplinar para o ensino-aprendizagem, estruturada no pensamento Morin (2003; 2011; 2015) Suanno (2015a; 2015b; 2022; 2023) e Fernandes (2022). Esta revisão bibliográfica demonstra que a complementaridade entre o conhecimento disciplinar e interdisciplinar é um caminho apropriado, para um fazer pedagógico pautado em uma didática na perspectiva complexa e transdisciplinar. O último artigo apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica que busca compreender o conceito e perspectivas da abordagem da Didática Crítica Intercultural e sua relevância no âmbito educacional. Está fundamentada nos estudos e pesquisas de Candau (2020), Suanno (2022) e Pimenta (2019). O estudo conclui que a Didática Crítica Intercultural desempenha um papel fundamental na luta pela melhoria do ensino público e pela construção de uma sociedade justa e democrática, que reconheça e valorize a igualdade, a diversidade e a diferença. Entende-se que as Didáticas críticas contribuem para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem pautados em práticas que considerem a multidimensionalidade, complexidade e a interculturalidade.