Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

OS PROCESSOS DIDÁTICOS-DIALÓGICOS DA DISCIPLINA DE ARTES NO CONTEXTO ESCOLAR DE QUARTO ANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116291
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 2482
    "titulo" => "OS PROCESSOS DIDÁTICOS-DIALÓGICOS DA DISCIPLINA DE ARTES NO CONTEXTO ESCOLAR DE QUARTO ANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência concernente às vivências de observação em campo de estágio supervisionado de uma turma de 4º ano do ensino fundamental, principalmente ao que se refere às aulas de Artes. O objetivo é analisar as atividades observadas e justificar-se em refletir sobre as ações de aprender e ensinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa documental, aos Registros de Campo de Estágio, e bibliográfica, com base em autores como Imbernón (2022), Candau (2012), Freire (2019) e Hobold e Farias (2022). Os resultados indicam que, mediante uma abordagem didático-dialógica que valoriza as subjetividades dos sujeitos, em uma relação mútua de diálogo e aprendizado, enriquece as aulas de Artes, contribuindo para a emancipação e formação de identidades sociais, individuais e artísticas."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2482_TB523_20082024211646.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA RENGEL DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "danielarengel1999@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116291
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 2482
    "titulo" => "OS PROCESSOS DIDÁTICOS-DIALÓGICOS DA DISCIPLINA DE ARTES NO CONTEXTO ESCOLAR DE QUARTO ANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência concernente às vivências de observação em campo de estágio supervisionado de uma turma de 4º ano do ensino fundamental, principalmente ao que se refere às aulas de Artes. O objetivo é analisar as atividades observadas e justificar-se em refletir sobre as ações de aprender e ensinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa documental, aos Registros de Campo de Estágio, e bibliográfica, com base em autores como Imbernón (2022), Candau (2012), Freire (2019) e Hobold e Farias (2022). Os resultados indicam que, mediante uma abordagem didático-dialógica que valoriza as subjetividades dos sujeitos, em uma relação mútua de diálogo e aprendizado, enriquece as aulas de Artes, contribuindo para a emancipação e formação de identidades sociais, individuais e artísticas."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2482_TB523_20082024211646.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA RENGEL DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "danielarengel1999@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência concernente às vivências de observação em campo de estágio supervisionado de uma turma de 4º ano do ensino fundamental, principalmente ao que se refere às aulas de Artes. O objetivo é analisar as atividades observadas e justificar-se em refletir sobre as ações de aprender e ensinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa documental, aos Registros de Campo de Estágio, e bibliográfica, com base em autores como Imbernón (2022), Candau (2012), Freire (2019) e Hobold e Farias (2022). Os resultados indicam que, mediante uma abordagem didático-dialógica que valoriza as subjetividades dos sujeitos, em uma relação mútua de diálogo e aprendizado, enriquece as aulas de Artes, contribuindo para a emancipação e formação de identidades sociais, individuais e artísticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.