O presente painel relata múltiplas experiências de formação continuada de professoras que atuam em diferentes níveis da Educação Básica, em três municípios do Estado do Rio de Janeiro, a saber: Maricá, Macaé e São Gonçalo. Os referenciais teórico-metodológicos que compõem as três pesquisas entrelaçam diálogos no âmbito da formação de professores, da narrativa e da análise qualitativa pela tematização proposta por Fontoura. Os conceitos de experiência formadora e recordações-referências à luz de Josso atravessam os três estudos e dão tom a reflexão dos processos formativos e seus desdobramentos na ação docente. Cada pesquisa tece os fios que são próprios das suas áreas específicas e seus interlocutores, buscando compreender a prática docente em seus mais diversos contextos. O texto 1 é resultado da pesquisa de uma professora da Educação Básica e objetivou compreender os processos formativos vividos nos encontros do PNAIC na prática pedagógica em uma escola municipal de Maricá. O texto 2 trata das experiências de vida que impactam no processo formativo e a atuação de professoras da Educação Infantil, partindo dos Horários de Atividades como espaço formativo na rede municipal de Macaé. O texto 3 reflete sobre a organização do trabalho com a leitura literária na prática docente cotidiana de professoras de Língua Portuguesa em uma escola da rede estadual de São Gonçalo. As principais contribuições dizem respeito à importância do espaço escolar como um lugar repleto de sentido e significado, que precisa ser considerado nos contextos formativos permanentes sob a perspectiva do protagonismo das professoras em transformação.