O presente painel aborda a indução à docência no início da carreira e sua potencialidade formativa. Objetiva-se ampliar reflexões e discussões no campo da formação de professores, apontando a importância de processos de indução pautados em ações de acompanhamento intencional e sistemático aos professores iniciantes. O primeiro texto investiga produções científicas que evidenciam propostas formativas de apoio aos iniciantes, provenientes de programas e projetos exitosos de indução à docência. Foram pesquisadas as seguintes bases: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scientific Eletronic Library Online. O segundo texto demonstra os impactos nas trajetórias profissionais de iniciantes promovidos pela participação em um programa de mentoria, ofertado por uma universidade pública. Os resultados sublinham que os investimentos em programas de apoio contínuo são essenciais para enfrentar os desafios iniciais da docência, desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e contribuir para um ensino de qualidade. O terceiro texto discute o potencial de uma rede colaborativa online, de uma universidade federal, com ênfase em suas contribuições aos iniciantes, tendo como ponto de partida as demandas e necessidades formativas destes, considerando cada contexto escolar de atuação. Os textos apontam a indução como uma via capaz de assistir à transição de licenciando a professor, para lidar com as complexidades do espaço educativo, que ultrapassam a formação inicial. Cada artigo destaca a importância do apoio à inserção profissional docente, enquanto espaço e tempo de socialização profissional e aprendizagens da docência.