A docência universitária e as questões em torno da permanência de estudantes com deficiência são preocupações centrais deste estudo, focando-se especialmente na questão da formação do professor para atuar com esse público no ensino superior. O estudo toma como ponto de partida o entendimento de pesquisas que consideram a discussão sobre o ensino superior e a necessidade de formação pedagógica para o profissional que atua no magistério desse nível de ensino. Recorre ao diálogo com discussões que tematizam reflexões críticas sobre o ensino na educação superior e sobre a docência universitária relacionada à permanência de estudantes com deficiência. Refere-se a uma pesquisa de caráter qualitativo que se vale da pesquisa bibliográfica e do procedimento denominado “estado da questão”, apresentando contribuição original a respeito do tema pesquisado. O estudo encontra-se em andamento e os primeiros resultados da pesquisa apontam a carência de estudos na área e a necessidade de se avançar no âmbito das instituições de ensino superior no debate e na formulação de ações formativas voltadas para os docentes universitários, colaborando para melhorias dos processos de ensinar e aprender e para a permanência desses estudantes no ensino superior.