Upstander Intervention é uma abordagem que motiva e capacita as pessoas a intervirem quando presenciam situações de injustiça, discriminação, bullying ou violência. Tendo em vista a sua aplicabilidade em programas de prevenção ao bullying, violência e discriminação em diferentes contextos, esta pesquisa objetivou analisar a produção bibliográfica sobre a prevenção e superação da violência contra a população LGBTQ+ na educação básica e no ensino superior, com ênfase no Upstander Intervention. Utilizou-se uma revisão bibliográfica nas bases de dados SCOPUS, Web of Science e Scielo. Os dados foram analisados a partir das dimensões excludentes e transformadoras da Metodologia Comunicativa buscando identificar medidas significativas tomadas para tornar o ambiente educacional mais inclusivo e seguro para pessoas LGBTQ+. Foram localizados 7 artigos relacionados com objeto de análise desta pesquisa. Os resultados indicam que interações excludentes criam barreiras à prevenção e superação da violência LGBTQ+ nos contextos educacionais, enquanto interações transformadoras, como amizades e figuras de autoridade, desempenham um papel crucial na transformação de ambientes hostis. Além disso, os dados destacam a importância de uma formação baseada em evidências para desenvolver práticas e políticas adequadas, incluindo programas educativos, protocolos de resposta e apoio institucional fundamentados em pesquisas científicas. Esta pesquisa tem o potencial de introduzir a abordagem de Upstander Intervention à literatura nacional e destacar tentativas bem-sucedidas de prevenir a violência contra a comunidade LGBTQ+.