O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116382 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 643 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO" "resumo" => "Este trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em educação e apresenta discussões e reflexões em relação à perda de sentido que os estudantes da educação básica vêm sofrendo no percurso de sua escolaridade. A pesquisa aqui apresentada foi realizada com estudantes do ensino fundamental II em uma escola pública de Mato Grosso, fundamentada no campo teórico da aprendizagem dialógica, cuja abordagem metodológica foi a investigação comunicativa, a partir de entrevistas e grupos de discussão comunicativo. Dessa forma, nos propomos a ouvir alguns estudantes, sujeitos indispensáveis no processo educativo e que por isso, não podem ficar à margem das discussões sobre o planejamento pedagógico da escola. O estudo buscou investigar “de que maneira a criação de sentido, princípio da aprendizagem dialógica, contribui para o processo de ensino e aprendizagem e a melhoria das relações interpessoais no convívio do ambiente escolar”. Para tanto, objetivou-se analisar as concepções dos estudantes sobre a criação de sentido no processo escolar, buscando ampliar o debate científico no campo da didática. Dentre os resultados foi possível apontar que um dos grandes elementos presentes no cotidiano da escola e que tem causado a perda de sentido dos estudantes está na organização e no funcionamento do trabalho escolar (tanto dos professores, quanto dos estudantes). A influência de políticas gerencialistas, do grande volume de conteúdos informacionais apostilados e do uso excessivo de plataformas digitais, tem deixado pouco espaço de tempo para a construção da criação de sentido em relação a si, sobre o outro e sobre o mundo em que vive." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1524_TB643_15072024194731.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA MARQUES DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nathalia.marquespedagogia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116382 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 643 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO" "resumo" => "Este trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em educação e apresenta discussões e reflexões em relação à perda de sentido que os estudantes da educação básica vêm sofrendo no percurso de sua escolaridade. A pesquisa aqui apresentada foi realizada com estudantes do ensino fundamental II em uma escola pública de Mato Grosso, fundamentada no campo teórico da aprendizagem dialógica, cuja abordagem metodológica foi a investigação comunicativa, a partir de entrevistas e grupos de discussão comunicativo. Dessa forma, nos propomos a ouvir alguns estudantes, sujeitos indispensáveis no processo educativo e que por isso, não podem ficar à margem das discussões sobre o planejamento pedagógico da escola. O estudo buscou investigar “de que maneira a criação de sentido, princípio da aprendizagem dialógica, contribui para o processo de ensino e aprendizagem e a melhoria das relações interpessoais no convívio do ambiente escolar”. Para tanto, objetivou-se analisar as concepções dos estudantes sobre a criação de sentido no processo escolar, buscando ampliar o debate científico no campo da didática. Dentre os resultados foi possível apontar que um dos grandes elementos presentes no cotidiano da escola e que tem causado a perda de sentido dos estudantes está na organização e no funcionamento do trabalho escolar (tanto dos professores, quanto dos estudantes). A influência de políticas gerencialistas, do grande volume de conteúdos informacionais apostilados e do uso excessivo de plataformas digitais, tem deixado pouco espaço de tempo para a construção da criação de sentido em relação a si, sobre o outro e sobre o mundo em que vive." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1524_TB643_15072024194731.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA MARQUES DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA" "autor_email" => "nathalia.marquespedagogia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }