A pesquisa lida com a necessidade da Prática de Ensino de virtudes para o desenvolvimento integral dos estudantes no Ensino Médio. A hipótese é que a Prática de Ensino de virtudes por meio de situações-problema pode capacitá-los a agir com responsabilidade social. A adolescência é um período marcado por transições e desafios relacionados à identidade, autoconhecimento e planejamento para o futuro. Por isso, são relevantes propostas para a formação da identidade moral dos adolescentes no Ensino Médio. Estratégias de ensino para integrar teoria e vivência de virtudes não são fáceis de serem criadas. Cientes dessa dificuldade, o objetivo é criar uma proposta de Prática de Ensino de virtudes para que os professores as implementem, visando contribuir para a formação do caráter dos estudantes. Foi utilizado o questionário Cenários Pedagógicos a fim de investigar as percepções morais dos estudantes em situações de sala de aula. A fundamentação teórica está nos princípios do Humanismo Integral de Maritain (1959) e na fenomenologia de von Hildebrand (2021). Foi utilizado o Método Sucupira-Lins de pesquisa-ação com maior comprometimento. A análise dos dados segue o método de Bardin (2010) visando extrair significados e padrões das respostas obtidas. Organizamos todo o material sob a forma de situações-problema como Prática de Ensino de virtudes. Concluímos que a Prática de Ensino de virtudes por meio de situações-problemas se mostra eficaz como estratégia para promover a formação do caráter dos estudantes no contexto do Ensino Médio Integrado.