Consideramos que a realidade está em constante transformação, em contínuo desenvolvimento, onde tudo se relaciona, configurando um contexto no qual nenhum fato ou ideia pode ser compreendido isoladamente. Desse modo, a práxis como elemento de transformação, propicia a união da teoria com a prática. Partindo disso, o presente painel objetiva contribuir na compreensão do trabalho docente como uma prática social constituída na unidade teoria e prática. Diante do exposto, neste painel, apresentamos três trabalhos com diferentes enfoques, mas que se complementam, pois tratam de saberes didáticos e experiências formativas em contextos de Educação Especial e de Educação Indígena. O primeiro trabalho traz um design colaborativo de formação continuada, realizado por meio de oficinas virtuais, que foi desenvolvido em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - FUNAD-PB, no estado da Paraíba, em que se buscou investigar como a prática criadora, desenvolvida com professoras que ensinam Matemática, no contexto da Educação Especial, pode propiciar a práxis inclusiva. O segundo trabalho apresenta um mapeamento das tecnologias que estão sendo utilizadas para o ensino de Matemática na Educação Infantil para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Finalizando esse conjunto, o terceiro trabalho investiga a Teoria da Objetivação (TO) e a transdisciplinaridade, considerando saberes e experiências formativas, corroborando para o ensino de Matemática com estudantes indígenas. É possível inferir que essas diferentes abordagens dos artigos se complementam ao evidenciarem aspectos relevantes para trabalhar com o ensino de matemática na Educação Básica, com foco na diversidade humana.