POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: ESTADO DO CONHECIMENTO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116206 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 254 "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: ESTADO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Este estudo objetivou apresentar o panorama das pesquisas realizadas no Brasil acerca das Políticas Educacionais, Currículo e Educação Física, sob o viés da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio, no período de 2018 a 2023. Apresenta-se como qualitativa, a partir do Estado do Conhecimento. O corpus de análise foi constituído por 05 produções acadêmicas, elencou-se ainda a categoria de Políticas Educacionais e as subcategorias: Formulação da Política e Implicações no Currículo. As produções selecionadas abordaram em sua maioria a formulação da política, enfatizando que as reformas educacionais brasileiras têm seguido a tendência de caráter neoliberal, pautados na pedagogia produtivista de modelos tecnicistas, neoconstrutivistas, e na pedagogia das competências. Destaca-se o aumento vertiginoso dos reformadores empresariais da educação, especialmente, na articulação da BNCC. Assim, as pesquisas sobre as políticas educacionais, currículo e Educação Física mostram-se incipientes. Constata-se que tais reformas são parte de projetos educacionais dos organismos internacionais que visam potencializar as ações público-privadas, fomentando a flexibilização curricular, o esvaziamento científico, camuflando os problemas educacionais a partir da falsa ideia de mudança e renovação no cenário educacional. Sobre a implementação dessas políticas no contexto da Educação Física no Ensino Médio, ainda são uma incógnita nas escolas brasileiras, especialmente, no que se refere a compreensão dos efeitos e impactos na educação básica." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID254_TB407_22082024114108.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA CELESTINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Samara" "autor_email" => "samara.santos@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116206 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 254 "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO: ESTADO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Este estudo objetivou apresentar o panorama das pesquisas realizadas no Brasil acerca das Políticas Educacionais, Currículo e Educação Física, sob o viés da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio, no período de 2018 a 2023. Apresenta-se como qualitativa, a partir do Estado do Conhecimento. O corpus de análise foi constituído por 05 produções acadêmicas, elencou-se ainda a categoria de Políticas Educacionais e as subcategorias: Formulação da Política e Implicações no Currículo. As produções selecionadas abordaram em sua maioria a formulação da política, enfatizando que as reformas educacionais brasileiras têm seguido a tendência de caráter neoliberal, pautados na pedagogia produtivista de modelos tecnicistas, neoconstrutivistas, e na pedagogia das competências. Destaca-se o aumento vertiginoso dos reformadores empresariais da educação, especialmente, na articulação da BNCC. Assim, as pesquisas sobre as políticas educacionais, currículo e Educação Física mostram-se incipientes. Constata-se que tais reformas são parte de projetos educacionais dos organismos internacionais que visam potencializar as ações público-privadas, fomentando a flexibilização curricular, o esvaziamento científico, camuflando os problemas educacionais a partir da falsa ideia de mudança e renovação no cenário educacional. Sobre a implementação dessas políticas no contexto da Educação Física no Ensino Médio, ainda são uma incógnita nas escolas brasileiras, especialmente, no que se refere a compreensão dos efeitos e impactos na educação básica." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID254_TB407_22082024114108.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA CELESTINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Samara" "autor_email" => "samara.santos@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }