Este estudo objetivou apresentar o panorama das pesquisas realizadas no Brasil acerca das Políticas Educacionais, Currículo e Educação Física, sob o viés da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio, no período de 2018 a 2023. Apresenta-se como qualitativa, a partir do Estado do Conhecimento. O corpus de análise foi constituído por 05 produções acadêmicas, elencou-se ainda a categoria de Políticas Educacionais e as subcategorias: Formulação da Política e Implicações no Currículo. As produções selecionadas abordaram em sua maioria a formulação da política, enfatizando que as reformas educacionais brasileiras têm seguido a tendência de caráter neoliberal, pautados na pedagogia produtivista de modelos tecnicistas, neoconstrutivistas, e na pedagogia das competências. Destaca-se o aumento vertiginoso dos reformadores empresariais da educação, especialmente, na articulação da BNCC. Assim, as pesquisas sobre as políticas educacionais, currículo e Educação Física mostram-se incipientes. Constata-se que tais reformas são parte de projetos educacionais dos organismos internacionais que visam potencializar as ações público-privadas, fomentando a flexibilização curricular, o esvaziamento científico, camuflando os problemas educacionais a partir da falsa ideia de mudança e renovação no cenário educacional. Sobre a implementação dessas políticas no contexto da Educação Física no Ensino Médio, ainda são uma incógnita nas escolas brasileiras, especialmente, no que se refere a compreensão dos efeitos e impactos na educação básica.