O painel problematiza saberes didáticos e experiências formativas docentes e discentes, em contextos de Educação Básica. Aborda o Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas e a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, convergindo nas reflexões sobre saberes e experiências mobilizados na formação docente com foco na Educação Básica. Os dois primeiros textos discutem o Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas. Ao tratar de experiências realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em História II na Escola da Ciência-Biologia e História, uma escola-museu situada na cidade de Vitória-ES, o primeiro texto tematiza a História Local, o ensino de História e a memória na relação com os patrimônios culturais materiais e imateriais. O segundo artigo busca compreender o Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores, a partir do elo entre as Instituições de Ensino Superior-IES e as escolas de Educação Básica. O painel finaliza com o texto que discute aproximações teóricas e metodológicas das práticas de ensino da Pedagogia da Alternância, Educação Popular e Educação do Campo, enredadas nos processos formativos, em especial da educação básica da classe trabalhadora, buscando evidenciar os itinerários desses três movimentos e os encontros possíveis entre eles. Busca potencializar discussões que centralizam os saberes e as experiências que se produzem no interior e nas relações com os contextos educativos e, acima de tudo, os resultados nos desaconselham a homogeneizar as vivências e as possibilidades educativas relacionadas à Educação Básica local, regional ou nacional.