Este painel reúne a socialização de experiências que convergem para a construção de uma educação física escolar na perspectiva inclusiva em três escolas de educação básica que se configuram como colégios de aplicação, vinculadas à três universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Para além desses pontos em comum, a aproximação se justifica posto que dialogamos com propostas que se apoiam no ensino colaborativo e na diversificação de conteúdos como estratégias pedagógicas inclusivas. O texto 1 objetiva relatar as experiências construídas coletivamente nas aulas de Educação Física no CAp-UFRJ, tematizando Ginástica, com atravessamentos de deficiência, racialidade e gênero numa perspectiva inclusiva. O texto 2 tem como objetivo relatar e refletir sobre possibilidades pedagógicas vivenciadas no Projeto Esporte do Coluni-UFF no ano de 2023, a partir da diversificação de conteúdos e seus atravessamentos com os marcadores sociais da diferença. Já o texto 3 visa apresentar a experiência dos “Jogos Inclusivos” organizados como parte da 47ª Olimpíada de forma colaborativa no CAp-Uerj em 2023, pensando na divisão da responsabilidade no ensino, para favorecer o acesso e a aprendizagem para todos - levando em conta as especificidades, ritmos e formas de aprendizagem de todos os alunos regularmente matriculados no Instituto. Em contraponto ao histórico excludente da Educação Física com ênfase na aptidão física e no rendimento, que ainda deixa marcas na contemporaneidade, essas experiências socializadas destacam a construção cotidiana de práxis democráticas, críticas e reflexivas, ao encontro da perspectiva ampliada de inclusão