Em uma sociedade tecnológica, a escola precisa ser reconsiderada como um agente de educação social. A aprendizagem, conforme teorizado, ocorre quando os alunos reconstroem seus conhecimentos através de problemas investigativos A pesquisa que apresentamos foi realizada com professores do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais localizadas em Queimados, RJ. Teve como objetivo analisar a utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino da Biotecnologia, por meio das narrativas dos professores de Biologia. A pesquisa em questão é caracterizada como exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa adotado foi a entrevista narrativa, acerca da utilização de tecnologias como um recurso educacional nas aulas da disciplina de Biologia para a abordagem do tema Biotecnologia. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, de acordo com os preceitos de Bardin. As entrevistas revelaram percepções e estratégias dos educadores, ressaltando a relevância social e científica da Biotecnologia para os estudantes. A investigação, conduzida conforme normas éticas, destacou a necessidade de integrar a Biotecnologia de maneira interdisciplinar no currículo escolar. Os resultados indicam que as dificuldades enfrentadas pelos professores para ensinar Biotecnologia estão associadas à formação e à articulação dos saberes docentes. Futuras investigações devem explorar a perspectiva dos alunos, alinhando a educação às demandas científicas e tecnológicas contemporâneas.