PANORAMA DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E INLCUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115957 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "PANORAMA DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E INLCUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este estudo propôs apresentar um panorama do que se tem investigado sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior a partir das produções acadêmicas voltadas para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e seus congêneres no contexto das universidades. Foi realizado um levantamento e revisão das pesquisas acerca do objeto de estudo, numa perspectiva metodológica de ‘Estado de conhecimento’ sobre teses e dissertações, produzidos no país. A busca pelas produções acadêmicas, vinculadas aos Programas de Pós-Graduação realizada no recorte temporal de 2010 a 2022, por meio de pesquisa pelo Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultou o total de 37 estudos. O estudo evidenciou questões problemáticas comuns em seus vários espaços denominados de núcleos, centros. Porém, essas questões embora à primeira vista pareçam semelhantes o contexto em que elas se apresentaram depende de como os núcleos/centros estão organizados, sistematizados, além de que alguns estudos mostraram-se voltados muitas vezes a um dos contextos, ainda observa-se a falta de diálogo entre os diversos setores/departamentos que discutam e se voltam para esse conjunto de questões que muitas vezes se mostram pulverizadas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID135_TB23_09102024124018.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRTES RIBEIRO DE LIRA" "autor_nome_curto" => "MIRTES RIBEIRO" "autor_email" => "mirtes.lira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115957 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "PANORAMA DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E INLCUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este estudo propôs apresentar um panorama do que se tem investigado sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior a partir das produções acadêmicas voltadas para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e seus congêneres no contexto das universidades. Foi realizado um levantamento e revisão das pesquisas acerca do objeto de estudo, numa perspectiva metodológica de ‘Estado de conhecimento’ sobre teses e dissertações, produzidos no país. A busca pelas produções acadêmicas, vinculadas aos Programas de Pós-Graduação realizada no recorte temporal de 2010 a 2022, por meio de pesquisa pelo Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultou o total de 37 estudos. O estudo evidenciou questões problemáticas comuns em seus vários espaços denominados de núcleos, centros. Porém, essas questões embora à primeira vista pareçam semelhantes o contexto em que elas se apresentaram depende de como os núcleos/centros estão organizados, sistematizados, além de que alguns estudos mostraram-se voltados muitas vezes a um dos contextos, ainda observa-se a falta de diálogo entre os diversos setores/departamentos que discutam e se voltam para esse conjunto de questões que muitas vezes se mostram pulverizadas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID135_TB23_09102024124018.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRTES RIBEIRO DE LIRA" "autor_nome_curto" => "MIRTES RIBEIRO" "autor_email" => "mirtes.lira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }