O painel proposto envolve três pesquisas que mobilizam saberes, teorias e práticas de ensino do campo da educação (em Geografia) implicados com a luta a favor da diversidade e combativa às desigualdades no território educativo da escola pública. O referencial teórico, em linhas gerais, é composto por conceitos relacionados a temática, a saber, inclusão e cidadania, geografia das infâncias e autonomia docente. Mobilizando como metodologias: a pesquisa participante, conforme Brandão e Streck (2006); e a pesquisa bibliográfica a respeito das políticas públicas de inclusão na forma de leis; sobre inclusão e integração tendo como referência Mantoan (2003), entre outros autores; sobre deficiência de acordo com Vygotsky (2011); a respeito da noção de cidadania com Palma Filho (1998), Manzini-Couvre (1991) e Freire (1996). Os estudos consideram a cidadania como o reconhecimento e luta pelos direitos e deveres dos envolvidos na defesa da escola pública, desde as legislações e orientações curriculares prescritas às praticadas no cotidiano desses territórios educativos diversos.