A pandemia da COVID-19 ampliou a necessidade de discutir formas inovadoras de ensino com suporte das tecnologias digitais. Entretanto, ainda restam desafios para a implantação como a questão da infraestrutura (equipamentos e materiais) e da formação docente. O presente painel propõe um debate acerca dessa temática a partir de três estudos sobre usos inovadores das tecnologias digitais em Instituições de Ensino Superior públicas do Nordeste. O primeiro estudo identifica aspectos de aprendizagem resultantes de uma experiência com o uso integrado de tecnologias educacionais e metodologias ativas em uma componente curricular no ensino superior em que os alunos criaram mídias para expressar conceitos sobre cognição. O segundo trabalho, analisa o desenvolvimento da habilidade de tomada de decisão dos alunos da disciplina Administração Financeira do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública, através da implementação de metodologias ativas com suporte das tecnologias digitais. O último estudo analisa a perspectiva dos gestores dos Fab Lab acadêmicos sobre a potencialidade desses espaços atuarem como difusores da cultura maker no ensino superior. As pesquisas têm em comum, perspectivas diversas acerca da utilização de tecnologias digitais e inovações pedagógicas no ensino superior.