O presente painel integra três pesquisas tecidas em abordagens narrativa e (auto)biográfica com professores(as) nos cotidianos escolares e universitário. O primeiro texto tem como objetivo compreender os processos de construção de conhecimentos nas aprendizagens narrativas de pesquisaformação tecida por professores(a)s iniciantes, e tomou como dispositivos metodológicos: imersão no cotidiano escolar; diário de pesquisa; escrita narrativa e conversas. O segundo texto objetiva socializar os movimentos vividos em uma pesquisaformação por uma professora preta, no projeto de extensão “Alfabetização Matemática e Letramento: reforço escolar no CAFS/UFPI, assumindo a articulação pesquisa, ensino e extensão como opção epistemopolítica que compreende a produção do conhecimento em educação, tecida de modo indissociável em processos de formação docente, inicial e continuada, na relação universidade e escola. O terceiro texto objetivou deslindar as contribuições dos diários de aula como recurso didático-formativo ao docente da educação superior, tomando a investigação narrativa como método e fenômeno de estudo, na qual apresentou narrativas de um docente universitário da Universidad de Málaga, Espanha. As três pesquisas trazem significativas contribuições para a produção do conhecimento em educação. No primeiro estudo, as aprendizagens narrativas no processo de pesquisaformação, se deram tanto com as professoras iniciantes quanto com o pesquisador, pois, juntos aprenderam outros modos de pesquisar, ensinar e formar. No segundo estudo aponta para processos autoformativos que envolvem estar/fazer/ser docente na formação inicial e continuada, e no terceiro estudo concluiu que os diários de aula se apresentaram como potentes recursos pedagógicos-didáticos e formativos a orientar a reflexão sobre a experiência docente.