ITINERÁRIOS NARRATIVOS DE PESQUISAFORMAÇÃO NOS COTIDIANOS DA DOCÊNCIA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116149 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 1207 "titulo" => "ITINERÁRIOS NARRATIVOS DE PESQUISAFORMAÇÃO NOS COTIDIANOS DA DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente painel integra três pesquisas tecidas em abordagens narrativa e (auto)biográfica com professores(as) nos cotidianos escolares e universitário. O primeiro texto tem como objetivo compreender os processos de construção de conhecimentos nas aprendizagens narrativas de pesquisaformação tecida por professores(a)s iniciantes, e tomou como dispositivos metodológicos: imersão no cotidiano escolar; diário de pesquisa; escrita narrativa e conversas. O segundo texto objetiva socializar os movimentos vividos em uma pesquisaformação por uma professora preta, no projeto de extensão “Alfabetização Matemática e Letramento: reforço escolar no CAFS/UFPI, assumindo a articulação pesquisa, ensino e extensão como opção epistemopolítica que compreende a produção do conhecimento em educação, tecida de modo indissociável em processos de formação docente, inicial e continuada, na relação universidade e escola. O terceiro texto objetivou deslindar as contribuições dos diários de aula como recurso didático-formativo ao docente da educação superior, tomando a investigação narrativa como método e fenômeno de estudo, na qual apresentou narrativas de um docente universitário da Universidad de Málaga, Espanha. As três pesquisas trazem significativas contribuições para a produção do conhecimento em educação. No primeiro estudo, as aprendizagens narrativas no processo de pesquisaformação, se deram tanto com as professoras iniciantes quanto com o pesquisador, pois, juntos aprenderam outros modos de pesquisar, ensinar e formar. No segundo estudo aponta para processos autoformativos que envolvem estar/fazer/ser docente na formação inicial e continuada, e no terceiro estudo concluiu que os diários de aula se apresentaram como potentes recursos pedagógicos-didáticos e formativos a orientar a reflexão sobre a experiência docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1207_TB307_09102024215201.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELSON DE SOUSA MORAIS" "autor_nome_curto" => "JOELSON MORAIS" "autor_email" => "joelson.morais@ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116149 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 1207 "titulo" => "ITINERÁRIOS NARRATIVOS DE PESQUISAFORMAÇÃO NOS COTIDIANOS DA DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente painel integra três pesquisas tecidas em abordagens narrativa e (auto)biográfica com professores(as) nos cotidianos escolares e universitário. O primeiro texto tem como objetivo compreender os processos de construção de conhecimentos nas aprendizagens narrativas de pesquisaformação tecida por professores(a)s iniciantes, e tomou como dispositivos metodológicos: imersão no cotidiano escolar; diário de pesquisa; escrita narrativa e conversas. O segundo texto objetiva socializar os movimentos vividos em uma pesquisaformação por uma professora preta, no projeto de extensão “Alfabetização Matemática e Letramento: reforço escolar no CAFS/UFPI, assumindo a articulação pesquisa, ensino e extensão como opção epistemopolítica que compreende a produção do conhecimento em educação, tecida de modo indissociável em processos de formação docente, inicial e continuada, na relação universidade e escola. O terceiro texto objetivou deslindar as contribuições dos diários de aula como recurso didático-formativo ao docente da educação superior, tomando a investigação narrativa como método e fenômeno de estudo, na qual apresentou narrativas de um docente universitário da Universidad de Málaga, Espanha. As três pesquisas trazem significativas contribuições para a produção do conhecimento em educação. No primeiro estudo, as aprendizagens narrativas no processo de pesquisaformação, se deram tanto com as professoras iniciantes quanto com o pesquisador, pois, juntos aprenderam outros modos de pesquisar, ensinar e formar. No segundo estudo aponta para processos autoformativos que envolvem estar/fazer/ser docente na formação inicial e continuada, e no terceiro estudo concluiu que os diários de aula se apresentaram como potentes recursos pedagógicos-didáticos e formativos a orientar a reflexão sobre a experiência docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1207_TB307_09102024215201.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELSON DE SOUSA MORAIS" "autor_nome_curto" => "JOELSON MORAIS" "autor_email" => "joelson.morais@ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }