PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115956 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 580 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA." "resumo" => "Esta pesquisa investiga a alfabetização matemática entre alunos do 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Anápolis, Goiás, visando entender os desafios enfrentados no ensino da matemática e assim explorar estratégias para melhorar a alfabetização nessa área. A pesquisa foi realizada durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e utilizou metodologia que envolveu observações em sala de aula e implementação de novas estratégias pedagógicas com os alunos destinados a esse estudo. A alfabetização matemática é essencial para capacitar os estudantes a compreender de forma crítica o mundo ao seu redor, desenvolvendo ampla gama de habilidades além das operações básicas. A implementação de práticas pedagógicas inovadoras como o uso de jogos educativos e atividades práticas, desempenhou papel fundamental para envolver os alunos e facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados da pesquisa realizada, evidenciaram um déficit significativo na alfabetização matemática dos alunos, especialmente agravado pelas interrupções causadas pela pandemia de COVID-19. No entanto, as aulas de reforço direcionadas às operações básicas demonstraram melhorias no desempenho dos alunos, principalmente quando acompanhadas por métodos de ensino mais interativos e participativos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID580_TB21_13082024184718.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SILVA FELICIANO" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "mariaesfeliciano@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115956 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 580 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA." "resumo" => "Esta pesquisa investiga a alfabetização matemática entre alunos do 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Anápolis, Goiás, visando entender os desafios enfrentados no ensino da matemática e assim explorar estratégias para melhorar a alfabetização nessa área. A pesquisa foi realizada durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e utilizou metodologia que envolveu observações em sala de aula e implementação de novas estratégias pedagógicas com os alunos destinados a esse estudo. A alfabetização matemática é essencial para capacitar os estudantes a compreender de forma crítica o mundo ao seu redor, desenvolvendo ampla gama de habilidades além das operações básicas. A implementação de práticas pedagógicas inovadoras como o uso de jogos educativos e atividades práticas, desempenhou papel fundamental para envolver os alunos e facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados da pesquisa realizada, evidenciaram um déficit significativo na alfabetização matemática dos alunos, especialmente agravado pelas interrupções causadas pela pandemia de COVID-19. No entanto, as aulas de reforço direcionadas às operações básicas demonstraram melhorias no desempenho dos alunos, principalmente quando acompanhadas por métodos de ensino mais interativos e participativos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID580_TB21_13082024184718.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SILVA FELICIANO" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "mariaesfeliciano@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }