Esta pesquisa investiga a alfabetização matemática entre alunos do 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Anápolis, Goiás, visando entender os desafios enfrentados no ensino da matemática e assim explorar estratégias para melhorar a alfabetização nessa área. A pesquisa foi realizada durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e utilizou metodologia que envolveu observações em sala de aula e implementação de novas estratégias pedagógicas com os alunos destinados a esse estudo. A alfabetização matemática é essencial para capacitar os estudantes a compreender de forma crítica o mundo ao seu redor, desenvolvendo ampla gama de habilidades além das operações básicas. A implementação de práticas pedagógicas inovadoras como o uso de jogos educativos e atividades práticas, desempenhou papel fundamental para envolver os alunos e facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados da pesquisa realizada, evidenciaram um déficit significativo na alfabetização matemática dos alunos, especialmente agravado pelas interrupções causadas pela pandemia de COVID-19. No entanto, as aulas de reforço direcionadas às operações básicas demonstraram melhorias no desempenho dos alunos, principalmente quando acompanhadas por métodos de ensino mais interativos e participativos.