"DIDÁTICA ANTIRRACISTA": IDENTIFICANDO METODOLOGIAS E SISTEMATIZANDO UM PROTOCOLO DE ENSINO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116432 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 727 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => ""DIDÁTICA ANTIRRACISTA": IDENTIFICANDO METODOLOGIAS E SISTEMATIZANDO UM PROTOCOLO DE ENSINO" "resumo" => "Esta proposta de pesquisa teve por objetivo identificar metodologias utilizadas no ensino de Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) e, subsequentemente, sistematizar um protocolo de ensino capaz de garantir princípios metodológicos básicos alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCNERER). Tal investigação, focada na formação de professoras/es, se impõe como necessária e urgente, após nos questionarmos, verificando registros comparativos de acompanhamento de alunos no início e ao final de cursos ministrados em nível de especialização e licenciaturas, que há lacunas comuns e persistentes no discurso dos egressos desses cursos. Identificar qual/quais processo/s nos livrariam desse comportamento (praticamente padrão na maioria dos egressos) constitui a questão norteadora deste trabalho e, nossa proposta de solução é a elaboração de um protocolo de ensino a ser amplamente divulgado, possibilitando uma frente de trabalho mais ampla e sólida de ensino antirracista. Partimos da hipótese de que temos muita produção de saberes sobre Relações Étnico-raciais e que ela envolve muitos campos de conhecimento (Ciências Sociais, História, Psicologia Social e até a própria Pedagogia), mas faltam aos estudos e propostas de ERER um viés metodológico pedagógico de ensino. A pesquisa concentra-se essencialmente nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tem a possibilidade de ampliar seu escopo de investigação às especializações, mestrado e doutorado com enfoque em Ensino de ERER." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1045_TB727_10102024235021.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA PIO SILVA" "autor_nome_curto" => "Alessandra Pio" "autor_email" => "alessandrapiosilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116432 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 727 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => ""DIDÁTICA ANTIRRACISTA": IDENTIFICANDO METODOLOGIAS E SISTEMATIZANDO UM PROTOCOLO DE ENSINO" "resumo" => "Esta proposta de pesquisa teve por objetivo identificar metodologias utilizadas no ensino de Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) e, subsequentemente, sistematizar um protocolo de ensino capaz de garantir princípios metodológicos básicos alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCNERER). Tal investigação, focada na formação de professoras/es, se impõe como necessária e urgente, após nos questionarmos, verificando registros comparativos de acompanhamento de alunos no início e ao final de cursos ministrados em nível de especialização e licenciaturas, que há lacunas comuns e persistentes no discurso dos egressos desses cursos. Identificar qual/quais processo/s nos livrariam desse comportamento (praticamente padrão na maioria dos egressos) constitui a questão norteadora deste trabalho e, nossa proposta de solução é a elaboração de um protocolo de ensino a ser amplamente divulgado, possibilitando uma frente de trabalho mais ampla e sólida de ensino antirracista. Partimos da hipótese de que temos muita produção de saberes sobre Relações Étnico-raciais e que ela envolve muitos campos de conhecimento (Ciências Sociais, História, Psicologia Social e até a própria Pedagogia), mas faltam aos estudos e propostas de ERER um viés metodológico pedagógico de ensino. A pesquisa concentra-se essencialmente nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tem a possibilidade de ampliar seu escopo de investigação às especializações, mestrado e doutorado com enfoque em Ensino de ERER." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1045_TB727_10102024235021.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA PIO SILVA" "autor_nome_curto" => "Alessandra Pio" "autor_email" => "alessandrapiosilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }