Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

AÇÕES FORMATIVAS DE DOCENTES E GESTORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116280
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 2459
    "titulo" => "AÇÕES FORMATIVAS DE DOCENTES E GESTORES"
    "resumo" => "O objeto de pesquisa desta investigação é a formação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema levada a efeito pelos formadores de coordenadores pedagógicos. Tais formações se dão em uma jornada de oito horas semanais, em local e horário específico. São feitas de acordo com as demandas da rede e procuram atender as necessidades que os coordenadores trazem das escolas. Percebe-se, entretanto, que tais formações não tem reverberado na formação e na atuação dos professores in loco, o que pode advir de vários fatores. Cabe então, investigar, quais fatores estão presentes na formação oferecida aos coordenadores que tem apresentado efeito contrário no trabalho destes como formadores de professores. Além disso, cabe, ainda, em grupo, construir mecanismos que permitam que as ações formativas possam ser mais condizentes com as características, demandas e necessidades dos profissionais e das escolas envolvidas; são esses os objetivos específicos da pesquisa em desenvolvimento. Como objetivo geral aponta-se investigar a formação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema. A metodologia utilizada será qualitativa, usando levantamento bibliográfico e documental, observação, entrevista semiestruturada, grupo focal e pesquisa formação."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2459_TB510_09102024211416.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA APARECIDA COMITRE ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA APARECID"
    "autor_email" => "comitrecoordenadora@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116280
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 2459
    "titulo" => "AÇÕES FORMATIVAS DE DOCENTES E GESTORES"
    "resumo" => "O objeto de pesquisa desta investigação é a formação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema levada a efeito pelos formadores de coordenadores pedagógicos. Tais formações se dão em uma jornada de oito horas semanais, em local e horário específico. São feitas de acordo com as demandas da rede e procuram atender as necessidades que os coordenadores trazem das escolas. Percebe-se, entretanto, que tais formações não tem reverberado na formação e na atuação dos professores in loco, o que pode advir de vários fatores. Cabe então, investigar, quais fatores estão presentes na formação oferecida aos coordenadores que tem apresentado efeito contrário no trabalho destes como formadores de professores. Além disso, cabe, ainda, em grupo, construir mecanismos que permitam que as ações formativas possam ser mais condizentes com as características, demandas e necessidades dos profissionais e das escolas envolvidas; são esses os objetivos específicos da pesquisa em desenvolvimento. Como objetivo geral aponta-se investigar a formação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema. A metodologia utilizada será qualitativa, usando levantamento bibliográfico e documental, observação, entrevista semiestruturada, grupo focal e pesquisa formação."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2459_TB510_09102024211416.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA APARECIDA COMITRE ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA APARECID"
    "autor_email" => "comitrecoordenadora@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O objeto de pesquisa desta investigação é a formação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema levada a efeito pelos formadores de coordenadores pedagógicos. Tais formações se dão em uma jornada de oito horas semanais, em local e horário específico. São feitas de acordo com as demandas da rede e procuram atender as necessidades que os coordenadores trazem das escolas. Percebe-se, entretanto, que tais formações não tem reverberado na formação e na atuação dos professores in loco, o que pode advir de vários fatores. Cabe então, investigar, quais fatores estão presentes na formação oferecida aos coordenadores que tem apresentado efeito contrário no trabalho destes como formadores de professores. Além disso, cabe, ainda, em grupo, construir mecanismos que permitam que as ações formativas possam ser mais condizentes com as características, demandas e necessidades dos profissionais e das escolas envolvidas; são esses os objetivos específicos da pesquisa em desenvolvimento. Como objetivo geral aponta-se investigar a formação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema. A metodologia utilizada será qualitativa, usando levantamento bibliográfico e documental, observação, entrevista semiestruturada, grupo focal e pesquisa formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.