O objeto de pesquisa desta investigação é a formação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema levada a efeito pelos formadores de coordenadores pedagógicos. Tais formações se dão em uma jornada de oito horas semanais, em local e horário específico. São feitas de acordo com as demandas da rede e procuram atender as necessidades que os coordenadores trazem das escolas. Percebe-se, entretanto, que tais formações não tem reverberado na formação e na atuação dos professores in loco, o que pode advir de vários fatores. Cabe então, investigar, quais fatores estão presentes na formação oferecida aos coordenadores que tem apresentado efeito contrário no trabalho destes como formadores de professores. Além disso, cabe, ainda, em grupo, construir mecanismos que permitam que as ações formativas possam ser mais condizentes com as características, demandas e necessidades dos profissionais e das escolas envolvidas; são esses os objetivos específicos da pesquisa em desenvolvimento. Como objetivo geral aponta-se investigar a formação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Diadema. A metodologia utilizada será qualitativa, usando levantamento bibliográfico e documental, observação, entrevista semiestruturada, grupo focal e pesquisa formação.