Este conjunto de estudos oferece uma análise sobre a diversidade e inclusão na educação, abordando desafios didáticos, estratégias pedagógicas, práticas em espaços educacionais e gestão educacional. A pesquisa, utilizando revisão da literatura e análise documental, identificou obstáculos como escassez de recursos e falta de formação docente, além de destacar práticas pedagógicas eficazes, como salas de aula inclusivas. Ao explorar a interseção entre Educação Inclusiva e Educação do Campo, assim como a promoção da diversidade em diferentes contextos educacionais, os estudos destacam a importância crucial de políticas e práticas pedagógicas sensíveis às realidades culturais e territoriais, desafios e potencialidades, como a valorização dos saberes locais. Além disso, enfatiza a necessidade de políticas e práticas pedagógicas que considerem a diversidade cultural e territorial, especialmente em áreas camponesas. A abordagem multidisciplinar adotada ressalta tanto as potencialidades, como a valorização dos saberes locais, quanto os desafios, como a escassez de recursos e a necessidade premente de formação docente adequada. Esses trabalhos oferecem uma visão abrangente e aprofundada da complexidade envolvida na promoção da diversidade e inclusão na educação, destacando a urgência de uma abordagem holística e comprometida com a equidade educacional. Por fim, destaca a importância de espaços não-escolares na promoção da diversidade e inclusão social, ressaltando a eficácia dessas práticas inovadoras e apontando desafios a serem superados, como a necessidade de investimento em políticas públicas e formação profissional.