PROCESSOS FORMATIVOS E INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE – CONSTRUIR DOCÊNCIA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116284 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1860 "titulo" => "PROCESSOS FORMATIVOS E INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE – CONSTRUIR DOCÊNCIA" "resumo" => "Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação continuada dos professores participantes. Os primeiros anos de atuação profissional podem ser complexos, pois muitos docentes enfrentam situações conflituosas que podem contribuir para o isolamento no contexto escolar e, até mesmo, a desistência da profissão. Esses fatores ensejam um acompanhamento formativo, para que os docentes recém-ingressos possam usufruir de um acolhimento profissional que contribua para o enfrentamento dos desafios próprios do ambiente escolar. Diante disso, é possível vislumbrar proposições direcionadas à indução profissional docente, como o Programa de Mentoria Online desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Campus Itapetinga que visa contribuir para uma inserção profissional tranquila, essa iniciativa está pautada nas trocas de conhecimentos entre docentes iniciantes e experientes por meio de plataformas digitais, pois essa modalidade possibilita a abrangência do Programa. Os artigos que compõem esse painel discorrem sobre as motivações que levaram os professores experientes e iniciantes adentrarem ao Programa. Ainda, podemos analisar como interações baseadas na sensibilidade podem afetar positivamente os modos de ser e fazer docente dos professores iniciantes. Os resultados desses estudos revelam que a participação em Programas de Mentoria pode contribuir para o Desenvolvimento Profissional Docente tanto dos professores iniciantes quanto experientes, pois a formação mediada por interações caminha em uma via de mão dupla, de modo que os professores se formam por meio da coletividade." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1860_TB515_08092024162452.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DE ANDRADE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA ANDRADE" "autor_email" => "liviandrades@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116284 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1860 "titulo" => "PROCESSOS FORMATIVOS E INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE – CONSTRUIR DOCÊNCIA" "resumo" => "Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação continuada dos professores participantes. Os primeiros anos de atuação profissional podem ser complexos, pois muitos docentes enfrentam situações conflituosas que podem contribuir para o isolamento no contexto escolar e, até mesmo, a desistência da profissão. Esses fatores ensejam um acompanhamento formativo, para que os docentes recém-ingressos possam usufruir de um acolhimento profissional que contribua para o enfrentamento dos desafios próprios do ambiente escolar. Diante disso, é possível vislumbrar proposições direcionadas à indução profissional docente, como o Programa de Mentoria Online desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Campus Itapetinga que visa contribuir para uma inserção profissional tranquila, essa iniciativa está pautada nas trocas de conhecimentos entre docentes iniciantes e experientes por meio de plataformas digitais, pois essa modalidade possibilita a abrangência do Programa. Os artigos que compõem esse painel discorrem sobre as motivações que levaram os professores experientes e iniciantes adentrarem ao Programa. Ainda, podemos analisar como interações baseadas na sensibilidade podem afetar positivamente os modos de ser e fazer docente dos professores iniciantes. Os resultados desses estudos revelam que a participação em Programas de Mentoria pode contribuir para o Desenvolvimento Profissional Docente tanto dos professores iniciantes quanto experientes, pois a formação mediada por interações caminha em uma via de mão dupla, de modo que os professores se formam por meio da coletividade." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1860_TB515_08092024162452.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DE ANDRADE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA ANDRADE" "autor_email" => "liviandrades@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }