Essa investigação apresenta sobre a evasão no ensino superior, as relações de desigualdades educacionais, territorialização, classe social e os impactos dessa tríade na trajetória escolar. Como lócus de análise têm-se o curso de Pedagogia da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – DEAD/UFVJM. Para composição dos aspectos metodológicos deste estudo utilizar-se-á o método qualitativo, com base na pesquisa documental desenvolvida no site da instituição e na análise bibliográfica realizada através do Portal de Teses e Dissertações da CAPES. Para além, evidencia-se que a DEAD/UFVJM e seus respectivos polos pertencem a uma região predominada por comunidades quilombolas e indígenas, localizados na região nordeste e norte do estado de Minas Gerais, locais precários de desenvolvimento. As considerações que instigam essa pesquisa estão atreladas aos eixos da pedagogia, da educação a distância e da formação de pedagogos (as), considerando as singularidades regionais. Pode-se inferir que a educação a distância é uma oportunidade de inclusão social de acesso à profissionalização gratuita para a classe trabalhadora matriculada no curso.